Vida

Sabes a pergunta. É a última pergunta. A pergunta em que tu, eu e toda a gente ficamos acordados à noite a pensar. A pergunta que traz partes iguais de maravilha e terror às nossas mentes fracas. Porque estamos aqui? Qual é o objectivo de tudo isto? Qual é o sentido da vida?

Felizmente, descobri isso quando estava no ginásio esta manhã. Tenho a certeza que é uma sandes de presunto. E não, não estou a dizer isso só porque tenho fome. Há aqui uma explicação. Vou explicar, títulos de clickbait e tudo, nos próximos oito minutos.

Em primeiro lugar, antes mesmo de podermos perguntar apropriadamente “Qual é o sentido da vida?”primeiro temos que resolver algo mais sutil e algo mais importante. Ou seja, o que significa?

O que significa?

O que significa? Isso pode parecer-lhe terrivelmente umbigo-gazey e ultra-filosófico. E se for esse o caso, convido-te a pensar em sanduíches de presunto por um momento, e fica comigo por um minuto. Porque é importante.

O que significa para algo significar alguma coisa? Como humanos, temos uma necessidade constante de dar significado a tudo o que é carranca acontece nas nossas vidas.

A minha mãe abraça-me, deve querer dizer que me ama. O meu chefe elogiou-me, deve significar que faço um bom trabalho. Amanhã vai estar Sol, isso significa que posso usar o meu Top Super fixe do SpongeBob na escola.

Significado é a associação que desenhamos entre duas experiências ou eventos em nossas mentes. X acontece, então Y acontece, então nós assumimos que X causa Y. Z acontece, e nós ficamos realmente deprimidos e nos sentimos mal, então nós assumimos que Z é uma porcaria.

Os nossos cérebros inventam o significado da forma como os cães cagam.fazem — no alegremente e nem se apercebem que estão a estragar o tapete. Os nossos cérebros inventam o significado como uma forma de explicar todas as merdas malucas que se estão a passar no mundo à nossa volta. Isto é importante, pois ajuda-nos a prever e a controlar as nossas vidas.

Mas sejamos reais: o significado é uma construção mental arbitrária. Cinquenta pessoas podem assistir ao mesmo evento e desenhar cinquenta significados diferentes desse evento. É por isso que há tanta discussão na política. É por isso que as testemunhas oculares não são confiáveis em tribunal. É por isso que os teus amigos são às vezes os maiores idiotas, porque isso significa que tu partilhaste, para eles, significava algo completamente diferente.

Tipos de significado na vida

Os nossos cérebros juntam dois tipos diferentes de significado.:

Causa / efeito significa: você chuta a bola, a bola se move. Diz ao teu amigo que o cabelo dele é feio, e o teu amigo dá-te uma bofetada na cara. Você faz X, e com certeza confiável, Y vai resultar.

Todos precisamos de causa / efeito para sobreviver. Ajuda-nos a prever o futuro e a aprender com o passado. O Significado de causa/efeito envolve principalmente as partes lógicas do nosso cérebro. A ciência, por exemplo, é a busca constante de cada vez mais significado causa/efeito.

Melhor / pior Significado: comer é melhor do que morrer de fome. Ganhar dinheiro é melhor do que estar falido. Partilhar é melhor do que roubar. Melhor / pior significado tem a ver com a natureza dos nossos valores — o que percebemos ser mais importante e útil em nossas vidas.

O melhor ou pior significado depende principalmente das partes emocionais dos nossos cérebros. Geralmente o que nos faz sentir bem é o que imediatamente assumimos ser “bom” ou “melhor”.”

Ambas as formas de significado evoluíram nos nossos cérebros para nos ajudar a sobreviver. Por milhares de anos, os seres humanos precisavam lembrar onde certos alimentos poderiam ser encontrados, como vários animais reagiriam quando caçados, como os padrões climáticos mudam e como ler o terreno. Eles também precisavam saber o que iria ganhar a sua aceitação dentro de sua tribo, o que iria curry favor de amigos e ganhar a aprovação daquele tipo sexy/gal no pano loin além.

Fonte: https://definicao.net/

O sentido da vida é uma sanduíche de presunto