Aliança de casamento

Se a vossa relação está presa num ciclo de culpa, provavelmente perguntam-se o que aconteceu aos sentimentos que vos uniram.

Não desesperes! É possível recapturar a intimidade aprendendo algumas ferramentas simples de comunicação não-violenta para casais.

Observação

O primeiro aspecto da comunicação não violenta em um relacionamento é não dizer ao seu parceiro o que ele/ela fez de errado, em vez de tentar começar com uma simples observação. Por exemplo, em vez de” você sempre procrastina”, tente dizer, ” Jim só estuda para exames na noite anterior.”

Ao remover o julgamento, você é menos propenso a acabar em um argumento. Quando você começa uma frase com “você” ou “você sempre …” seu parceiro vai ouvi-la como crítica e provavelmente se tornar defensiva.

Imagina que há um acidente de carro na auto-estrada e o teu marido atrasa-se para te vir buscar. Uma resposta como: “estás sempre atrasado, nem acredito como és imprudente!”está cheio de culpa.

Tente dizer calmamente o comportamento que observa sem avaliação. Se você diz, “Você está 30 minutos atrasado, ou” quando você está atrasado eu me sinto (impaciente, irritado, preocupado, etc.), “you’re off to a better start.

Sentimento

Usar a comunicação não-violenta para nutrir suas relações começa com aprender a expressar seus sentimentos de uma forma saudável.

No entanto, expressar sentimentos é mais complicado do que parece. Por exemplo,” eu sinto que você está sempre me criticando”, usa a palavra sentir, mas é mais sobre o comportamento do seu parceiro do que sobre o que você sente.

Uma forma mais saudável de dizer seria: “sinto-me magoado quando me dizes que não fiz um bom trabalho.”Para manter os sentimentos sobre ti, tenta palavras como raiva, vergonha, medo, preocupação, frustrada, de coração partido com o azul tiffany no casamento.

Se o seu objectivo é fazer com que o seu parceiro o compreenda, atacá-los será contraproducente.

Mesmo quando pensamos que nossos sentimentos são causados pela outra pessoa, isso raramente acontece. As suas ações podem despoletar os nossos sentimentos, mas há mais em jogo. A maioria dos nossos sentimentos negativos estão enraizados em necessidades não satisfeitas.

Necessidade

Para satisfazer as tuas necessidades, primeiro tens de entender o que elas são. Se disseres coisas como,” estou zangado porque tu… ” estás de volta ao ciclo da culpa.

Mas se o substituíres por” estou zangado porque preciso dele”, é mais provável que sejas ouvido e consigas o que queres.

Safamo-nos ao dizer aos nossos filhos: “preciso que vás buscar os teus brinquedos”, mas o que precisamos mesmo é de ordem ou cooperação.

Às vezes, só precisamos de ser ouvidos ou validados.”Aqui estão algumas palavras que vão ajudá-lo a melhor expressar suas necessidades.

“Eu preciso… apreciação, honestidade, compaixão, aceitação, conexão, etc.”Então, se você está atrasado, é melhor dizer,” eu preciso de consideração, para que eu possa chegar a tempo para esta entrevista importante.”

Isso faz com que a questão passe melhor do que gritar: “preciso que chegues a horas!”

Solicitação

Alguns exemplos de Pedidos úteis são, ” Você estaria disposto a sair um pouco mais cedo da próxima vez, quando você sabe que eu tenho uma entrevista?”

Ou ” estarias disposto a olhar-me nos olhos quando falasses?”Ou mesmo,” estaria disposto a admitir que cometeu um erro?”Este tipo de linguagem ajuda a restaurar uma conexão mais empática e evitar conflitos.

Fonte: https://amocasamentos.com/

Melhorando as relações com o modelo de comunicação não violenta